Fountain Tarot - A Fonte.

22.12.16 |


Minha anteninha psíquica deu o ultimato: Está na hora de comprar um tarô!  Eu, que já sou um oráculo ambulante dentro da minha realidade, senti que é tempo de estender a sensibilidade e ir além. Eis o problema: Qual deck escolher?

Basta uma rápida pesquisa no Google para descobrir que existem centenas de opções que vão desde baralhos clássicos até tarôs temáticos — Harry Potter tarô, Game Of Thrones tarô — passando pelos artísticos — tarô do Klint, Salvador Dali, Mucha — transculturais, como o tarô Egípcio ou o tarô Chinês, e até mesmo abstratos. É possível ainda criar um oráculo personalizado, com imagens a escolha do freguês.

Decidi então, nesse mar de opções, optar pelo deck que figurasse estar em maior consonância com a minha personalidade. Ao pôr os olhos no Fountain Tarot não houve dúvida: Foi feito para mim! 

Eis o deck: composto por 79 lâminas de qualidade, vêm dentro de uma embalagem resplandecente, resistente e funcional. Esqueça os baús de madeira! Essa embalagem não é descartável e pode ser mantida para guardar as cartas. Acompanha também um livro pocket de 108 páginas, que contém a descrição da essência de cada arcano. 
Infelizmente, esse tarô não está disponível para venda em nenhuma loja do brasileira (não se preocupe, em breve você poderá comprá-lo diretamente comigo!) importei dois decks pelo Site Oficial, levou quase dois meses para chegar aqui, mas a espera valeu a pena.
Mais do que de encher os olhos, o Fountain Tarot é um projeto que levou um ano para ser concluído, cada carta é literalmente uma obra de arte, qualquer detalhe transborda amor. Nasceu de uma colaboração entre o artista Jonathan Saiz e seu sócio, o escritor Jason Gruhl, com a amiga e designer, Andi Todaro. Leia uma entrevista com a equipe sobre o processo criativo aqui! (Em inglês).

imagem: http://fountaintarot.com

As cartas são miniaturas de pinturas à óleo, e trazem em sua simbologia as formas da Geometria Sagrada. O artista Jonathan Saiz é um profundo estudioso do assunto, além de metafísico e em parceria com Jason — que por outro lado dedicou-se a entender profundamente a simbologia das lâminas de outros oráculos, conseguiu transformar a estética de cada carta em uma assemblagem de ricas acepções. Cada Arcano é único.

Conteúdo da Embalagem: 

• 23 Arcanos Maiores
• 56 Arcanos Menores
• Livro The Fountain
• Bilhete de boas vindas
• Cartão assinado pelos desenvolvedores.


"Nós esperamos
que o Fountain Tarot
traga para você
alegria, clareza
e inspiração"

Jonathan Saiz, Criador
Jason Gruhl, Escritor
Andi Todaro, Designer 



"Nós estamos tão emocionados em estar com você nessa jornada! Amor"

O mais legal no livro é que tem uma página dedicada a cada um dos arcanos, tanto os maiores, quanto os menores, o que é raro de encontrar, a maioria dos livros que acompanham cartas se limitam a descrever os maiores. É um excelente guia de consulta rápida para iniciantes que precisam de lembrete sobre o significado do arcanos. Vale lembrar que tanto as cartas quanto o livro estão em inglês, não existe outra opção de idioma no site oficial. Ah, mais um detalhe bonito: a lateral das cartas são laminadas em prateado.


Além do mais as cartas dos naipes seguem uma paleta de cores que permite rapidamente identificar a qual elemento estão relacionadas:

Naipe de Paus - Elemento Fogo - Cor: Amarelo e Laranja.
Tons quentes para falar sobre criatividade, energia, impulsividade.


Naipe de Copas - Elemento Água - Cor: Azul e Verde Água.
Tons frios para falar sobre emoção, intuição, relacionamentos.


Naipe de Ouros - Elemento Terra - Cor: Verde.
Aqui se fala em estabilidade financeira, saúde (árvore da vida), mundo material.


Naipe de Espadas - Elemento Ar - Cor: Azul Índigo.
Outra paleta de tons frios, um pouco mais escura, para falar sobre lógica, racionalidade, pensamento.


Estive pensando em comprar um baralho clássico, apenas para ter a representação tradicional dos arcanos, uma vez que esse deck é bem artístico. Ou até mesmo colecionar decks, já que há vários belíssimos, mas quando segurei as cartas nas mãos e fiz a primeira leitura, soube que é desnecessário ter outras cartas além destas.
Além do mais, como você já deve ter reparado, esse conjunto foge ao modelo tradicional e traz um Arcano Maior a mais. Trata-se da carta ∞, infinito, The Fountain, A Fonte, idealizada pelos criadores. Assim como O Louco que se encontra fora da numeração dos Arcanos Maiores com o número zero, contendo ao mesmo tempo a neutralidade e o nada, A Fonte tem como representação o infinito, dentro dela está contido O Todo.
A princípio fui contra a ideia de usar um arcano a mais, que foge a regra, que contraria os princípios já estabelecidos pela egrégora do oraculo "tarô" como um todo, por tal eu pretendia deixar a carta fora das leituras. 
No entanto, ao ler o significado do arcano eu imediatamente soube que o Fountain Tarot veio parar nas minhas mãos por essa carta, eu soube que de fato escolhi o deck em maior consonância não apenas com a minha personalidade mas também com a minha energia, com a minha busca pessoal.
É uma carta que mexeu profundamente comigo.

A Fonte ∞
Ser. 

"A Fonte existe fora e além dos ciclos de nascimento, morte, tempo e forma. É a fonte inominável, imutável, da qual tudo é parte. É o despertar do sonho de separação e identidade, e o reconhecimento do "Eu" de cada um como não apenas ligado a todas as coisas, mas a TODAS as coisas, à natureza divina. Quando A Fonte aparecer em sua leitura, renuncie a toda ilusão de controle e fique quieto. Ela o convida a observar, domine menos e apenas seja - sem esforço, indistinguível da vida. Você é a voz e o fôlego dos Universos."

Significado: Indivisível, um momento de clareza cósmica, totalmente "acordado", o fim da busca, estar iluminado, render-se ao que você é, inteiro e perfeito.